quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Uma viagem já inesquecível...

O roteiro da viagem oferecida era conhecer a Europa, todavia, nunca esteve nos meus desejos de conhecer, menos agora, falida e atolada. Talvez, fosse mais interessante conhecer outros lugares onde nasceram algumas das personages dos meus romances. Estar onde nunca estive, mas que as personagens nasceram de idéias de coisas que vi ou ouvi. Seria interessante conhecer a terra de Demétria, do livro " A Força da Dor", nascida na Faixa de Gaza, onde teve toda a família assassinada e, como a única sobrevivente, fugiu de Gaza, depois de assassinar um dos dois yanques que mataram sua família. Mas, uma viagem para Gaza agora, valeria mesmo a pena? Pensei, então, em Clair, do romance "Ressuscita-me!", nascida numa tribo indígena, fruto da experiência inescrupulosa de um cientista estadunidense e que foi arrancada dos braços de sua mãe e criada nos EUA, sem nada saber da sua história e que, por causa de sua correspondência, por e-mails, com um famoso cientista brasileiro, vem conhecer o Brasil e descobre a sua história e um amor cheio de mágoas e ódio, pelo famoso maestro Duque Leonardo. Estados Unidos agora? Nunca esteve nos meus sonhos, nem a Disney, das princesas dos sonhos infantis de uma menina que, de princesa, só tinha mesmo a fantasia, todo o resto, era dureza. Passear pela América Latina, onde alguns países mudaram seus rumos e se tornaram diferentes da América Latina que apaixonou Che Guevara e onde nasceu, no Chile, ainda ditador nas mãos de Piñera, a bela Isadora, do romance " Como a corsa em pastos verdejantes". Invés de sair pelos países transformados na América Latina, por que não, adentrar os sertões e agrestes do Brasil, onde viveu Rafaela, do romance " Maria do Mato"? Mas, neste caso, teria que ir para a Europa, para a Espanha mais precisamente, também e conhecer o Castelo de Aranjuez ou mesmo a origem de Rodrigo, de "Comadre Florzinha"e Malagueña, assim registrada em homenagem a música "Malagueña Salerosa". Na dúvida e ponderações, decidimos por um roteiro que eu, particularmente, estou conhecendo e escrevendo tudo o que vejo e vivo, numa espécie de diário que postarei aqui, quando a viagem acabar. Por tudo que estou podendo conhecer e viver, acho que foi a opção mais acertada. Está realmente valendo a pena, mas já começa a acabar. Em fevereiro retorno à rotina e com muitas coisas para contar e muitas outras para concluir, considerando que o que atrasou, atrasado não foi possível concluir para, em março, disponiblizar. O jeito foi relaxar e aproveitar.

11 comentários:

  1. Eu divulguei este texto e mtos estão curiosos em saber onde vc está. Fevereiro ainda demora. Aproveite o máximo e conta pra gente essa viagem que eu acredito mesmo que será inesquecível pra vc em todos os sentidos. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Querida eu que só devo de agradescer por você estar viajando e responder meu comentário é muita gentileza dificil de ter hoje em dia eu tenho um facebook e desde de ontem que lhe procuro pra ser amiga mais aparece muita Fernanda Vidal e não sei qual é você que é tão gentil de estar viajando e ainda responder. Mesmo que você não seja mais essa menina da foto tenho certeza de que se transformou numa mulher mais linda ainda eu sei quando uma pessoa é delicada pelo que ela escreve e como ela haje diante das coisas você dizer que a teoria não é improtante foi muita sensibilidade sua comigo por que a prática precisa da teoria. O que seu amigo escreveu sobre você feiz eu saber que você é muito mais especial e das minhas das que eu adimiro demais. Muito obrigada e que Deus nosso Senhor abençoe você linda nessa viagem bacana que já sou sua fão numero 1. Beijos querida.

    ResponderExcluir
  3. Sim você conhece a lenda da comadre Florzinha agora que fico mais anciosa de ler a Maria do Mato e a comadre Florzinha que você tem 2 sobrinhos daqui do Recife que bacana deve de conhecer o Recife naci no interior da Bahia mais me criei no Pernambuco você bem que podia trazer a Maria do Mato e a comadre Florzinha pro Recife eu adoraria lhe oferecer um coquetel no lançamento se já não lançou aqui no Recife venha será muito benvinda e faço questão de divulgar e cuidar de tudo pra um lançamento supimpa. Beijo e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Mais só vou poder fazer isso quando voltar de Cuba meiados de fevereiro e com muita satisfação.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivete, mas é claro que eu responderia. Eu desativei o facebook no dia 01 de janeiro de 2012, assim, das Fernanda Vidal que você viu, nenhuma sou eu. Sendo muito honesta eu tomei horror ao facebook, tanto que nem posso ouvir o nome que me causa arrepios. Não das pessoas que se tornaram meus amigos e que eu os amo, mas de certas situações vividas que, apanhei tanto, mas tanto que tomei pavor. Seria bem legal mesmo lançar a Comadre Florzinha em Recife, todavia, atrasou tanto que, quando eu voltar, vou ter que correr muito, porque, deverá ser lançado no máximo até maio. Brasília não tem eleições pra prefeito, mas preciso correr para poder retornar ao facebook para poder contribuir com os companheiros nas eleições em suas cidades. Vamos eleger o máximo de prefeitos que pudermos. PT em todos os lugares deste País. Ivete, eu não tenho grandes conhecimentos dos clássicos, como já lhe disse, mas é preciso sim ter a teoria, todavia, a teoria eu fui aprendendo na prática, frente as situações colocadas. No mais eu só tenho a lhe agradecer e dizer que eu estou adorando este cantinho aqui, tão meu que eu até me esqueço que é público. Aqui eu encontrei o meu espaço sem precisar me machucar e contar com a sorte do acaso a meu favor o que, aconteceu e, apesar da situação irreal, meus sentimentos eram fiéis e sinceros, contudo, a última batida de porta na minha cara, me enojou de tal maneira que o facebook ficou insuportável pra mim. Até a página que eu administrava passei pra uma companheira, do tanto que não suporto o facebook, mas sinto muita, muita saudade dos amigos verdadeiros, acolhedores e muito amados por mim. Preciso de um tempo para retornar ao face. Não sei quanto tempo, enquanto isso, estou muito feliz aqui no blog e onde estou. Estou aqui. Adoro novos amigos e novas amizades. Bjus e, mais uma vez, muito obrigada por tanto carinho e atenção.

    ResponderExcluir
  6. Vi que você gostou da Maria Callas. É que eu adoro óperas, tangos e flamenco. rsrsrs bjus

    ResponderExcluir
  7. Querida não precisa ficar me respondendo aproveite a sua viagem isso sim faz muito bem eu adoro viajar faz muito bem ter saído um tempo do Facebok já que estava lhe fazendo mau. Sem querer ser indiscreta mais já sendo seria um romance mau acabado? Se você crer em Deus nosso Senhor e saber o que ele diz deve de saber que nada na vida é poracaso tudo é para o nosso bem. Eu tenho uma história muito dolorida de perca de dois filhos um a 6 anos e outra agora no Natal mais nuncquinha que eu perguntei pra Deus a razão do meu sofrimento sei que nunca mais vou ser feliz mais tenho em Deus a minha força e momentos de muita alegria tudo é conforme a vontade dele e esse seu enjoo do Facebok você deve de ter como livramento de uma coisa que não ia ser boa pra sua vida tanto que agora você está viajando e parece muito feliz mais se tiver escrito por Deus o que lhe fez sofrer pode de ser a sua felicidade também. Fique sempre com Deus creia nele e vai ver que tudo tem uma razão e não fique perdendo seu tempo presioso nessa viagem me respondendo aproveite e seja feliz e eu que agradeço por você ser tão atenciosa e boa e dar ouvidos a uma velha que estar aprendendo usar a internete mais que já passou da fase do encanto agora é só aprendendo mesmo.Eu não lhe conheço mais me sinto muito bem com você na hora cetinha você volta pro facebok confia em Deus e uma moça que gosta de tango e ópera tinha de ser muito romãntica mesmo. Beijinhos querida e que Deus lhe abençoe bastante e abra todas as portas e janelas do céu pra você.

    ResponderExcluir
  8. Ivete, eu professo a minha fé em Jesus, o Senhor e que assim seja o que você me desejou: que o Senhor abra mesmo as portas e janelas do céu pra mim. Outras portas, a depender da minha vontade, como a última que bateram na minha cara, eu desejo que o Senhor não permita que se abra nunca mais. Não foi romance, não. Pelo que você me falou de você antes, acredito que os dois filhos que você perdeu já eram criados, não? Eu perdi dois também há um bom tempo, mas eles não chegaram a ver a luz do sol. Sofri imensamente e como você, eu também não questionei ao Senhor. Eu fiquei tonta, perdida, perplexa. Dois dias depois que saí do hospital fui, justamente para Recife, onde uma de minhas irmãs morava, em Candeias. Todos os dias pela tarde, eu descia para a praia e ficava horas e horas olhando o mar sem nada entender. Muitas vezes eu caía de joelhos, exausta de tanta dor e chorava muito e decidi que nunca mais seria mãe. Eu sinto imensamente pela perda dos seus e, por mim mesma, que sofri tanto com dois que morreram ainda no meu ventre, posso imaginar a imensidão da sua dor e sou solidária. Conte comigo.Eu também acredito que nada é por acaso. Mãos muito abençoadas trouxeram você prá cá, pro meu cantinho quase tão solitário e já descobrimos tantas coisas em comum: Cuba, óperas, romances, Recife - morei um tempo em Gravatá - Comadre Florzinha...Você veio e, certamente, não por acaso e com tantas coisas em comum. Eu quero continuar nossas conversas, elas me fazem muito bem. Vou sair agora. Um beijo enorme pra você e muito obrigada por ter vindo pra cá.

    ResponderExcluir
  9. Querida você fica me respondendo quando devia de estar se divertindo muito obrigada de fato temos muitas coisas comuns porisso que logo que vi o seu blog vi que ia ter uma amiga que passou por essa dor também meu filho tinha 32 anos e minha filha 20 anos mais não vamos falar de tristezas eu adoro conversar e sua atenção a mim me emocionou bastante. Deus não permite que abra portas que não queremos ele não faz se não queremos somos livres perante o Pai. Quem bate portas na nossa cara é porque não quer da o que pedimos melhos mesmo não querer porque mais de que isso é pedir esmolas a quem não tem o que da mais também não devemos de julgar as pessoas pensando que são maus ou que se acham a cima de nóis´porque pessoas assim são ricas de dinheiro mais pobres de alma vazias e muito trsites na verdade mais isso pensamos não quer dizer que sejam mesmo deixe que batam na sua porta pra você abrir se quizer mais nunca deixe que batam a porta pra você a gente tem que pedir a quem tem pra da quem não tem melhor deixar pra lá. Beijo querida e que Deus nosso Senhor lhe abençoe hoje e sempre Amém.

    ResponderExcluir
  10. Sim você morou em Gravatá? Que bacana gosto mutio de lá você parece de conhecer bem Recife tem família que mora aqui? Eu queria muito demais que você lançace seu livro aqui se tem povo aqui me mande um e-mail que entro em contato quando voltar de Cuba pra ajeitar com sua família o lançamento do seu livro. Meu e-mail é iveterosariogaspri13@gmail.com. Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ivete, não tenho mais família morando em Pernambuco e agradeço imensamente o seu apoio, mas, não vai dar, pelo menos não agora. Talvez, quem sabe, mais para o final do ano? De qualquer maneira, guardei com carinho o seu e-mail. Beijos e obrigada por tudo.

    ResponderExcluir