terça-feira, 24 de janeiro de 2012

FAIXA DE GAZA - A Terra de Demétria

Uma das personagens que criei e que mais amo, é Demétria, nascida na Faixa de Gaza e que  consegue fugir de lá para o Brasil. Demétria está entre as minhas favoritas pela história que traz, de Gaza e pela história que vive, no Brasil onde, passa a se chamar Isadora, mas também Thaís.
Se conhecer Gaza é o desejo de alguns, é também um pesadelo para outros e há que ter muita vontade, muita força  e estrutura. A começar pela permissão de chegar lá onde, se faz necessário o uso de vários meios e de muita gana e disposição, sendo melhor, talvez, viajar pela imaginação muito mais prática e
sem nenhuma dificuldade de ultrapassar as milhares de barreiras impostas pela realidade e, mesmo que, vencidas as barreiras, há o alerta de altíssimos riscos, sendo desaconselhável prosseguir.
A Faixa de Gaza é um território Palestino que faz fronteira com o Egito no sul  e com Israel ao norte e ao leste e a surpresa: É um dos territórios mais povoados do Planeta e onde se concentra também uma das mais jovens populações do mundo entre 0 e 14 anos.
Gaza fica na faixa costeira do Mar Mediterrâneo, do Médio Oriente. Seu território é cercado por muralhas impostas pelo Egito e por Israel.  Os espaços aéreos e marítimos são do controle de Israel.
Uma região de total penúria ,  sofrida e uma intensa escassez de água e um isolamento terrível. Praticamente não há indústrias e quase tudo é importado. Apenas cerca de 13% do território é de áreas produtivas, todo o resto é árido, o clima é temperado, com verões extremamente secos e quentes.
Os refugiados da Primeira Guerra árabe-israelense , que criou o Estado de Israel, foram para Gaza, razão pela qual, mais de 60% da população é de refugiados da Primeira Guerra árabe- israelense e da Guerra de 1967. A maioria é mulçumana sunita e a minoria cristã, todavia, nem todos são religiosos.
Gaza tinha um aeroporto que passou a ser chamado de Aeroporto Yasser Arafat, mas foi desativado por ordem do Governo de Israel.
Em 2006 o Partido Hamas venceu as eleições palestinas, tendo praticamente a hegemonia em Gaza. Os idiomas são árabe e hebraico.
Um lugar de muita solidão, dor e conflitos. As crianças não têm uma infãncia tranquila, embora os ataques de Israel tenham reduzido,  estão sempre na defensiva de um ataque surpresa. E, vivem conforme podem e sob a covardia dos que teriam poder de decidir, por fim,  uma Palestina Livre.
O que mais me comove é saber que Israel  teve seu povo sob o domínio do nazismo e o holocausto e não tem a menor sensibilidade com os Palestinos.
Quem leu ou lê a Bíblia, verá que o povo de Israel sempre foi duro de coração. Se for verdade que queriam "controlar o mundo" , não conseguiram, mas se somaram ao imperialismo e se orgulham de manter sob seu domínio um povo  maltratado, mutilado e cada vez mais sofrido pela ostentação de uma Israel sem misericórdia e vaidosa, orgulhosa de dominar sob a dor, desde que domine. Isso vai acabar e Israel verá pasma, uma nova Terra, orgulhosamente reerguida e vitoriosa chamada PALESTINA LIVRE!



Nenhum comentário:

Postar um comentário